Publicado em 13 de janeiro de 2016

Aedes_aegypti_CDC-GathanyO secretário de Saúde Adriano Galdino informa a população Cuitegiense que a secretaria disponibiliza do número WhatsApp 98676-9159.

 

Um grupo foi criado a serviço dos cidadãos para que os mesmos possam enviar fotos, vídeos ou texto com focos do mosquito e o endereço do local para que nossos Agentes de Combate a Endemias possa verificar in loco.
Estamos trabalhando no processo de conscientização  da população para que seja nossa maior arma contra o mosquito e salvarmos vidas afirmou Adriano Galdino.
Dengue, Zika e Chikungunya
Os vírus da dengue, chikungunya e zika são transmitidos pelo mesmo vetor, o Aedes aegypti, e levam a sintomas parecidos, como febre e dores musculares. Zika e dengue são do gênero Flavivirus, já o chikunguna é do gênero Alphavirus.
As doenças têm gravidades diferentes. A dengue, que pode ser provocada por quatro sorotipos diferentes do vírus, é caracterizada por febre repentina, dores musculares, falta de ar e moleza.
A forma mais grave da doença é caracterizada por hemorragias e pode levar à morte.
O chikungunya caracteriza-se principalmente pelas intensas dores nas articulações. Os sintomas duram entre 10 e 15 dias, mas as dores articulares podem permanecer por meses e até anos. Complicações sérias e morte são muito raras.
Já a febre por zika vírus leva a sintomas que se limitam a no máximo 7 dias. Apesar de os sintomas serem mais leves do que os de dengue e chikungunya, a relação do vírus com a microcefalia e a possível ligação com a síndrome de Guillain-Barré tem trazido preocupação.

Veja também