Publicado em 10 de dezembro de 2018

A Secretaria de  Educação através da Prefeitura Municipal realizou nesta última sexta (07), o I Festival de Literatura, Alfabetização e Letramento.O festival é o resultado do trabalho desenvolvido no Programa Mais Alfabetização nas escolas da rede Municipal de Cuitegi ao longo do corrente ano, o festival contou com amostra pedagógica e apresentações baseada nos contos infantis.

O Programa Mais Alfabetização surgiu como estratégia do Ministério da Educação diante dos resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA, do Sistema de Avaliação da Educação – SAEB, criada com o intuito de avaliar o nível de alfabetização dos estudantes ao final do 3º ano do ensino fundamental, apontou uma quantidade significativa de crianças nos níveis insuficientes de alfabetização (leitura, escrita e matemática).

O Programa tem bases no reconhecimento de que os estudantes aprendem em ritmos e tempos singulares e de que necessitam de acompanhamento diferenciado para superarem os desafios do processo de alfabetização, garantindo a equidade na aprendizagem, bem como entende que a alfabetização constitui a base para a aquisição de outros conhecimentos escolares e para a busca de conhecimento autônomo. Fundamentalmente, o Programa Mais Alfabetização reconhece que o professor alfabetizador tem papel fundamental nesse complexo processo.