vista_cuitegi_aereo_back

História

Cuitegi é um município brasileiro no estado da Paraíba, localizado na microrregião de Guarabira e, integrante da Região Metropolitana de Guarabira. De acordo com o IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2010 sua população foi estimada em 6.889 habitantes.

O topônimo Cuitegi é derivado dos termos tupis cuité (fruto do cuitezeiro) e ji (rio), o que portanto produz rio dos cuités, segundo o célebre historiador Horácio de Almeida.

No livro Guarabira através dos Tempos, de Cleodon Coelho, há o seguinte trecho que corrobora tal significado:

“Ainda existem à margem do rio que margeia o distrito frondosas cuitezeiras, cujos frutos quase sempre de forma esferoidal são aproveitados na fabricação de cuias.

Sua história tem início com a colonização portuguesa que, próximo a Mamanguape, estenderam uma linha de comércio para o interior. Conta-se que os tropeiros que iam para Mamanguape paravam debaixo destas árvores para descanso da tropa e depois seguiam viagem. Cuitegi ficava em seu itinerário. O então povoado apresentava um comércio de florescente nos idos de 1870 e 1880.

Tinha o nome de Cuité até 15 de novembro de 1938, data em que o decreto-lei nº 1.164, que alterava o povoado para vila também a renomeou para Cuitegi.

Tornou-se município em 26 de dezembro de 1961 ao desmembrar-se de Guarabira.